sexta-feira, 1 de maio de 2015

Açúcar e seu mal


O açúcar vem sendo bem comentado e o grande vilão da saúde. Todo os tipos de açúcares devem ser consumido em moderação. Ai voce me fala : Ah, Laiana, mas eu ja troquei o açúcar do meu cafezinho por uma opção mais saudável. O problema eh que muitas vezes mascaram o açúcar e voce acaba consumidos sem saber.
O açúcar refinado nao tem nada de nutriente, apenas calorias. Ao contrario do açúcar mascavo que conserva mais de 80 nutrientes (porem mantes o mesmo indice calorico) 

Vou compartilhar o texto da nutricionista Tatiana Zanin


"O açúcar faz mal à saúde, pois além de estar intimamente relacionado à diabetes, para digeri-lo o organismo utiliza vitaminas e minerais de outros alimentos ou de reservas do próprio corpo.
O açúcar refinado contém uma grande quantidade de calorias, que contribui para o acúmulo de gorduras, especialmente na barriga. Ele pode até irritar a mucosa do tubo digestivo e gerar doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos e formação de cálculos na vesícula biliar.
A trombose coronariana, problemas de estômago, cáries, varizes, hemorroidas e distúrbios emocionais são outras doenças causadas pelo consumo excessivo do açúcar branco refinado. A prisão de ventre e outros problemas intestinais ocorrem devido à alta concentração de sacarose e à falta de vitaminas, fibras e minerais no açúcar.
A maior parte do açúcar consumido está "escondido" em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces. Quando o indivíduo observa estes alimentos sente desejo em ingeri-los porque quando eles chegam ao estômago são absorvidos e levam a que o cérebro liberte dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, como o sentido em casos de droga.
Assim, o ideal é ir diminuindo gradativamente a quantidade de açúcar pouco a pouco para uma reeducação do paladar e cerebral, de modo que seja possível eliminá-lo completamente da alimentação e optar por alimentos em sua condição natural, sempre que possível."




Antes de comprar um produto verifique na lista de ingredientes os mesmos. Estará assim:


Os ingredientes sao descritos em ordem de maior quantidade para o de menor quantidade. Ou seja. Do alimento todo, o ingrediente que tiver a maior quantidade vai em primeiro na lista.

Nesse item em questão encontramos : Açúcar  Maltodextrina ( contribuindo, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial deinsulina (pico de insulina) na corrente sanguínea.) como primeiros da lista.

Na lista de ingredientes o açúcar pode ser chamado também de:





  • Dextrose
  • Frutose
  • Glucose
  • Outros ingredientes terminados em "-ose"
  • Adoçantes a base de milho
  • Xarope de milho
  • Xarope de milho rico em frutose
  • Caldo e xarope de cana
  • Xarope de malte
  • Mel
  • Melaço

Mas como eu vejo o quanto de açúcar tem no produto?

Tabela de Valores



Muita atenção ao ler a tabela de valores. Onde vem escrito "Informação Nutricional", geralmente a quantidade de produto vem descrita por numero de itens ou gramas do produto e o valor e bem mais baixo do que o normal consumido. E o açúcar vem normalmente descrito como carboidrato. (ha exceções )


Porção de 6g de suco  -> Carboidrato : 4,6 dos quais  4,2g de açúcar.  O que da um pouco mais que uma colher de cha de açúcar
6g de suco faz aproximadamente 200ml de suco.

Parece que ha uma lei onde na tabela de valores o carboidrato deve ser mais detalhado especificado quantos porcento desse carboidrato eh um carboidrato saudável e quantos porcento eh açúcar adicionado.





Confessa, vai, voce toma mais que um copinho. 
Em 1 litro de suco ha em media 21g de açúcar . Sao 2 colheres de sopa e mais um pouquinho de açúcar consumidos.

Nao a Maximo recomendado de açúcar por dia, porque açúcar nao e recomendado. 

Lista de alimentos que ha açúcar e voce talvez nem sabia


  • Pao frances
  • Pao de forma
  • geleias
  • Maionese
  • catchup
  • Molho de tomate
  • barra de cereal 
  • chocolate ao leite
  • Bebidas em garrafas (sucos, chas, etc)
  • Molho barbecue 
  • Molhos para salada
  • Comidas congeladas
  • comidas e legumes enlatados
  • biscoitos
  • caldo de carne/frango

Mas Laiana, como vou obter energia se nao consumir açúcar?
Todo carboidrato consumido viram energia. Os carboidratos sao divididos em 2 grupos.

• Carboidratos simples: são formados por estruturas pequenas (glicose, frutose, sacarose) e são encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar, mel, balas, arroz e macarrão refinados e outros. Por sua pequena estrutura, são rapidamente digeridos e absorvidos, o que pode levar a uma grande alteração dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Podem ser imediatamente utilizados para produção de energia ou estocados (principalmente no fígado e nos músculos) para uso posterior, conforme a necessidade.
 ex: Frutas, mel, açúcar, melancia, geleias...

• Carboidratos complexos: são formados pela união de várias estruturas de carboidratos, geralmente associados a fibras; por isso têm digestão mais lenta. São encontrados nos grãos integrais. A absorção gradual desses carboidratos é capaz de não causar grandes alterações na glicemia e garantir energia ao organismo por um maior período. Após absorvidos, assim como os carboidratos simples, podem ser imediatamente utilizados ou estocados.
ex:  cereais integrais, lentilhas, grão de bico, cenoura ou amendoim ...

Com isso, pode-se concluir que a escolha dos carboidratos na dieta deve ser muito mais baseada na qualidade que na quantidade.

Logo, é bom dar preferência sempre aos grãos e massas integrais. A digestão dos carboidratos complexos e das fibras será mais lenta que a dos grãos refinados, isso vai controlar melhor a glicemia e dar a sensação de saciedade mais rapidamente (o que faz com que se coma menos).

As vezes precisamos olhar mais de perto e ter certeza na quantidade de açúcar que comemos dentro de outros alimentos. Eles estão mascarados. O nosso pior inimigo eh o açúcar refinado. 

Mas o que devo fazer?
Primeiramente tentar cortar o açúcar de tudo que voce puder, e o que voce nao conseguir voce pode substituir por mascavo ou mel, O mel puro (nada de Karo ). Eles tem quase a mesma caloria do açúcar, porem eh muito mais valores nutritivo. Caso queira optar por algo sem valor nutritivo e sem caloria ha alguns adoçantes naturais como Stevia que fazem bem esse trabalho e nao ha química como outros adoçantes.

(corra de aspartame)


Vamos ficar mais atentos e seguir a vida de uma forma mais consciente

Espero que tenham gostado
Um Beijo






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